SRN edit.png

Paróquia de São Raimundo Nonato

Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão "inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais". A emergência dessa profissão no Brasil data da década de 1930 e atualmente está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, direito, ética, estatística. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

O Profissional dessa área pode atuar em diversos campos. O Dia do Assistente Social é comemorado em 15 de Maio.

Na Paróquia de São Raimundo Nonato, o serviço social atua prestando serviços de orientação, informação, esclarecimentos e direcionamentos a comunidade visando a garantia dos direitos e deveres que todo cidadão precisa tomar conhecimento. A assistente social Hosana Duarte Ribeiro realiza toda uma triagem, observação, técnicas e instrumentais operativos para analisar, estudar e intervir nas situações apresentadas no cotidiano tendo sempre a ética como principal instrumento na prática profissional.

A Paróquia possui convênio com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM’s) no Projeto de 1ºEmprego: Jovem Aprendiz a jovens de qualquer idade, porém devem estar estudando até o ensino médio e ter bom rendimento escolar, isto é, estar aprovado. Em termos de oficinas, temos parceria com: Senar (IDHI) e Bel Chocolate (Oficinas de Bolos e Doces).

Para demais serviços gratuitos a comunidade: conta com o apoio voluntário das psicólogas Aliucha Belmiro e Hellen Shimokozono. Quanto a assessoria jurídica, contamos com o apoio da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) serviços gratuitos a comunidade, os atendimentos acontecem  no pólo jurídico da faculdade, de segunda a sexta feira, em horários comerciais.

Em relação aos projetos, tem o Projeto Saúde Solidária com atividades físicas objetivando o bem estar do corpo e da mente, o grupo reúne se na área detrás da paróquia às segundas, quartas e sextas feiras de manha das 06:45 ate 08:00 da manhã com entrada pela Rua Manoel Evaristo. Há recentemente o Projeto Social: Sementes do Nonato- Ballet Clássico Infantil a crianças da comunidade e demais crianças interessadas com faixa etária de 07 a 10 anos, nos seguintes turnos: de 07 a 10 anos, o horário é das 15 às 16hs/ 04 a 06 anos das 16 às 17hs, duas vezes na semana terça e quinta feira sob a Coordenação da Assistente Social Hosana e a Thays Amarante tendo a Professora formada em Ballet Rayane Bittencourt também para adultos há o Ballet Fitness que acontece das 17 às 18 horas nos mesmos dias tendo a mesma instrutora às aulas são realizadas no Salão Paroquial com entrada pela Rua Manoel Evaristo.

Outro projeto existente é o Projeto da Partilha onde são cadastradas às famílias carentes assistidas pela paróquia onde é feita toda uma triagem, avaliação, visita domiciliar para comprovar a real necessidade da família, como critério adotado só pode ser inscritos quem reside nas proximidades em torno da paróquia e pertencente ao bairro Umarizal e Telégrafo, recebem cestas básicas a cada dois meses com campanhas feitas nas missas e nas redes sociais com a doação de alimentos não perecíveis feitas pelos paroquianos e demais colaboradores.

A Assistente Social Hosana acompanha e auxilia o Grupo Santa Maria composto de pessoas da terceira idade e paroquianos, o encontro do grupo acontece todas as terças e quintas feiras à tarde das 15 às 17 horas na própria sala do grupo que fica ao lado as secretaria com entrada pela Av senador Lemos.

Ballet Fitness e Infantil

Projeto Social da Paróquia de São Raimundo Nonato

Leva Ballet Fitness à comunidade pelo valor simbólico de R$20 mensais

Mais informações e inscrições na secretaria da Paróquia

Participe!

silhueta-yoga-tranquilidade.jpg
Psicologia

A Paróquia está oferecendo serviço de psicologia para a comunidade. Informações na secretaria da Paróquia.

Campanha de Natal

O serviço social informa que durante os domingos de manhã vários grupos percorrem as ruas do bairro para recolher alimentos não perecíveis para distribuir cestas básicas às famílias carentes. Ajude nossos irmãos necessitados e contribua com este gesto de amor ao próximo.

detalhe-macarrao-espaguete.jpg
Projetos Sociais
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Preencha os campos abaixo:

Avenida Senador Lemos, 990 - Umarizal - Belém / PA

(91) 3277-4644 / (91) 98429-0539 (Whatsapp)

contato@paroquiasaoraimundononato.com.br